aquário ornamental - por marina milos


Busca no site:


cartinha menu



LIMPEZA DO AQUÁRIO
(por Marina Milos)

A função básica das trocas de água é remover impurezas, sujeira acumulada no fundo, e baixar o nível de nitrato, que é uma proteína que se acumula na água, produto da decomposição da sujeira por bactérias. As exigências de cada espécie quanto à trocas d`água varia, de forma que o que será discutido aqui vai ser um padrão geral.

Na média, a frequência das trocas de água pode ser de uma vez a cada 15 dias, com uma troca de 25% da água nessa ocasião. Eventualmente, se as condições da água parecerem piorar, pode-se fazer uma troca maior (50%), ou aumentar a frequência das trocas (veja o artigo "A matemática das trocas de água"). As trocas de água devem ser feitas usando um sifão (foto abaixo).

Como sifonar o aquário: o sifão

sifão para aquário

Material Necessário:

Para sifonar o aquário, as bombas e aquecedores devem ser desligados, porque o nível da água vai baixar, mas os peixes ficam no aquário.

O sifão trabalha usando a gravidade: o aquário fica mais alto que o balde e depois de dar "ínício" no sifão, a água vai ser drenada do aquário para o balde. Para "iniciar" o processo, podemos encher o sifão na torneira ou chupar água do aquário direto, pelo sifão. Como a ponta do sifão que fica dentro do aquário é mais larga que o tubo, não há pressão suficiente para sugar o cascalho, e apenas a sujeira é removida; é interessante revolver de leve o cascalho com o sifão, aproveitando para limpar o fundo e remover restos de comida e dejetos dos peixes.

É fundamental tratar a água que será colocada no aquário para remover cloro e outros produtos e deixá-la o mais parecida possível com a água do aquário em relação ao pH e temperatura; para isso usando o produto condicionador e o balde. ATENÇÃO: se a troca de água é muito grande, maior que 20 % do volume total do aquário, não devemos completar a água de uma vez, pois os peixes podem até morrer com o choque causado pela diferença na qualidade da água nova, de forma que devemos completar o aquário um pouco de cada vez, dando intervalos de 1/2 hora para que os peixes vão se acostumando com a água.

Quanto à limpeza de filtros externos ou internos que usam material filtrante, quanto mais se limpa, mais duram os materiais filtrantes, e melhor a qualidade da água, de forma que eu recomendo limpeza dos materiais que retêm sujeira 1 vez por semana, e troca dos elementos que sofrem desgaste (como o carvão ativado) a cada 30 - 40 dias. As hélices e rotores de filtros e bombas também devem ser limpos periodicamente, de acordo com orientação do fabricante.


facebook



cartinha